notícias

Veja o que há de novo

Notícias Recentes

Berçário

Saiba tomar a decisão correta para o seu bebê

Publicado em 07 de janeiro

Para muitas mamães, o momento da primeira "separação" do seu filho ocorre aos quatro meses de idade. Essa é a realidade para a maioria das mães, que precisam voltar ao trabalho e buscam nos berçários uma alternativa para que seus filhos sejam bem cuidados e possam evoluir normalmente, com o auxílio de profissionais especializados.

A entrada da criança no berçário geralmente ocorre no final da licença-maternidade, que é um direito de todas as mulheres que trabalham no Brasil e que contribuem para a Previdência Social (INSS), seja através de empregos com carteira assinada, temporários, trabalhos terceirizados e autônomos ou ainda trabalhos domésticos.

Para os profissionais da área, o bebê já pode frequentar um berçário a partir de quatro meses. "A idade ideal é aquela em que a criança vai precisar receber novos estímulos e ter uma rotina adequada ao seu desenvolvimento. Sendo assim, muitos bebês aos quatro meses já estão na idade ideal para frequentar o berçário, pois a mãe está voltando a sua rotina de trabalho e necessita de um local seguro, com profissionais capacitados para dar atenção e carinho ao bebê", comenta Izabelle Oliveira, coordenadora do berçário da Escola Lápis de Cor.

De acordo com a coordenadora, as dificuldades de adaptação ocorrem especialmente naqueles bebês que não têm uma rotina definida. 

"Essas dificuldades acontecem naquelas crianças que não têm uma rotina de atividades. Ao iniciar as atividades no berçário, procuramos saber como é o dia a dia da criança, como gosta de dormir ou tomar banho, como está sua alimentação, horários de refeições e sono, para acompanhar junto à rotina do berçário. Orientamos como a família deve proceder nesses dias iniciais, pois pais seguros deixam o bebê muito tranquilo e esse processo facilita a adaptação", comenta a coordenadora. 

Para Izabelle Oliveira, o diferencial do  berçário da Lápis de Cor, além da excelente estrutura, é a afetividade. "No nosso berçário, desde muito cedo, o bebê é estimulado a ter uma rotina que inclui a utilização de vários espaços de aprendizagens como: sala de estimulação, cineminha, parquinho, vivência psicomotora e tanque de areia. Esses espaços proporcionam ao bebê os estímulos necessários à faixa etária em que se encontra. A afetividade é um diferencial na Lápis de Cor. Acreditamos que a criança, sendo bem acolhida e respeitada quanto às individualidades de cada uma, desenvolve suas potencialidades", destaca.

 

PONTOS IMPORTANTES QUE PRECISAM SER OBSERVADOS PELOS PAIS:

- O berçário deve ser um local amplo, ventilado, seguro, estimulante e que proporcione ao bebê todo o afeto e carinho para a realização de atividades adequadas ao desenvolvimento físico, nutricional, psicomotor e socioafetivo.

- O berçário deve conter um espaço específico para estimulação que seja amplo, adequado à exploração quanto ao sentar, engatinhar e dar os primeiros passos. O material deve ser antiderrapante e que amorteça em caso de desequilíbrio do bebê.

- É indicado que o berçário tenha um dormitório separado das demais áreas, para garantir um bom repouso, sem interferir nas demais atividades da rotina.

- Deve haver banheiro, lactário e refeitório exclusivos e específicos para os bebês de acordo com a faixa etária.

- É importante visitar o berçário durante o horário de funcionamento para que os pais possam visualizar a estrutura física e as atividades em desenvolvimento, como também observar as relações de afetividade entre as berçaristas e os bebês.

Matrículas

Saiba como matricular o seu filho na Lápis de Cor.

Ver informações de matrícula.
Agende sua visita

Quer conhecer a nossa escola? Escolha um horário e venha nos visitar.

Clique aqui e agende!

Diferenciais

Com uma proposta pedagógica focada no desenvolvimento integral da criança e com foco no afeto e no respeito à vida e à cidadania, a Escola Lápis de Cor vem
transformando a Educação Infantil no estado. Conheça os principais diferenciais da ELC: