notícias

Veja o que há de novo

Notícias Recentes

Notícia

VOLTA ÀS AULAS: SAIBA O QUE FAZER PARA AJUDAR NA ADAPTAÇÃO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Publicado em 21 de janeiro

O início da vida escolar pode ser desafiadora para os pequenos assim, como, a readaptação da rotina para os grandes. Deixar que as crianças conheçam o novo ambiente ao seu modo e respeitando o tempo delas são alguns dos fatores decisivos no processo. Além disso, a escola deve personificar a adequação ao retorno das aulas.

“É preciso entender a disponibilidade da escola para o que o pai pretende, verificar a estrutura e, a partir daí, dar início a uma relação saudável", explicou a coordenadora pedagógica, Luciana Fortunato. Nesse período a parceria escola e família é importante. O ideal é que apenas uma pessoa da família faça a adaptação junto à criança. "O tempo para se adaptar varia de estudante para estudante”, acrescenta. Evitar novidades no período também auxilia no processo, para que a escola seja realmente um atrativo. "As crianças com 1 ano ou até maiores ficam divididas entre o novo da escola e o novo que viveu fora", explica Luciana.

O fator segurança também é essencial. "Se a família estiver segura, não só passará isso para o filho, como deixará que a escola desenvolva o seu trabalho da melhor forma", afirma. "A adaptação deve gerar bem estar para a criança, uma memória positiva, associada a momentos de alegria".

Por fim, Luciana lembra que a adaptação escolar pode causar mudanças temporárias no relógio biológico dos pequenos. "Eles podem apresentar disfunções, principalmente até os 3 anos, e não é porque a escola é algo negativo, mas porque está se readaptando, recebendo novos estímulos".

Matrículas

Saiba como matricular o seu filho na Lápis de Cor.

Ver informações de matrícula.
Agende sua visita

Quer conhecer a nossa escola? Escolha um horário e venha nos visitar.

Clique aqui e agende!

Diferenciais

Com uma proposta pedagógica focada no desenvolvimento integral da criança e com foco no afeto e no respeito à vida e à cidadania, a Escola Lápis de Cor vem
transformando a Educação Infantil no estado. Conheça os principais diferenciais da ELC: