notícias

Veja o que há de novo

Notícias Recentes

Notícia

Lápis de Cor alfabetiza crianças de forma online na pandemia

Publicado em 18 de novembro

Utilizando diversas metodologias, a Escola Lápis de Cor celebra a alfabetização de todos os estudantes da 1ª série do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Com 6 e 7 anos, as crianças foram letradas durante os meses em que as aulas estavam ocorrendo apenas de forma remota e estão escrevendo o livro "2020: Retalhos de um ano diferente".

O processo foi novo e totalmente desafiador, já que, no cenário de aulas remotas, ter a atenção de crianças menores por muito tempo é quase impossível. "Foi uma grata surpresa perceber o quanto se destacaram, de forma protagonista", afirma a coordenadora pedagógica Polena Machado.

"Foi um desafio superado por professores, crianças e pais e esteve sempre pautado no aprender a aprender, preparando a criança para transferir os saberes para um contexto real", explica.

"Por meio da Pedagogia da Pergunta de Paulo Freire e o Círculo de Cultura, conseguimos promover a autonomia e protagonismo das crianças no processo de alfabetização, processo também pautado na aprendizagem significativa de Ausubel para resoluções de problemas e na metacognicão", destaca a coordenadora.

Durante os meses de aula apenas remota e até hoje a escola tem levado em conta o desenvolvimento emocional dos estudantes, a capacidade de superar desafios e conflitos sociais e suas especificidades. "O livro foi pensado a partir das vivências das crianças compartilhadas durante o ano, o imaginário, as festividades no contexto da pandemia", conta Polena.

A pedagoga Laís Azevedo viu sua filha, Maria Luiza, completar 7 anos durante a pandemia e ser alfabetizada de forma 100% virtual. "Não foi nada fácil vivenciar neste contexto um ano tão fundamental no processo da criança, com dificuldade e insegurança, mas é possível ver os frutos de um aprendizado que vem desde a Educação Infantil", relata.

"A base é muito importante e, mesmo em sete meses de ensino remoto e distanciamento social, foi possível ver avanços", completa a mãe. "Minha filha está finalizando o ano com uma ótima leitura e dicção perfeita porque foi muito estimulada e desafiada e contou com estratégias acertadas", avalia a pedagoga.

Matrículas

Saiba como matricular o seu filho na Lápis de Cor.

Ver informações de matrícula.
Agende sua visita

Quer conhecer a nossa escola? Escolha um horário e venha nos visitar.

Clique aqui e agende!

Diferenciais

Com uma proposta pedagógica focada no desenvolvimento integral da criança e com foco no afeto e no respeito à vida e à cidadania, a Escola Lápis de Cor vem
transformando a Educação Infantil no estado. Conheça os principais diferenciais da ELC: