notícias

Veja o que há de novo

Notícias Recentes

Notícia

Reggio Emilia: um olhar para o protagonismo da criança

Publicado em 15 de janeiro

A educação reggiana compreende e acolhe o estudante de maneira integral, contemplando suas necessidades intelectuais, afetivas e estéticas na construção do conhecimento. Por isso, a abordagem se preocupa com a existência de ambientes que sejam facilitadores e estimulantes para o processo de ensino-aprendizado do estudante.

A relação com os espaços, objetos e a própria natureza gera uma curiosidade singular e significativa, a partir desses encadeamentos, surgem os projetos escolares específicos para cada estágio da Educação Infantil.

Através da escuta sensível da professora do Estágio IV MC, Gabriela Beltrão, deu-se o projeto: A batalha da flor e da menina. “Tudo começou no momento do brincar. Um dos coleguinhas me chamou a atenção porque ficou curioso sobre algo que havia encontrado e, me questionou:“

- Tia Gabi, isso aqui que tá no chão é um vírus? Perguntou.
- Isso não é um vírus… É uma flor. Disse Megan, 5 anos.
- Mas parece um vírus. Olhe essas perninhas. Concluiu Davi Tomazella, 5 anos.
- Pode ser um carrapicho. Explicou Davi Lucas, 5 anos.
- É vírus sim, uma bactéria. Tenho certeza! Disse Maria Luiza, 4 anos.
- Professora, isso aqui é um vírus? Perguntou Davi Tomazella, 5 anos.
- É um vírus! Afirmou Giovanna, 4 anos.

Várias hipóteses surgiram a partir do elemento da natureza encontrado no parque pelas crianças, por causa da curiosidade da turma, eles produziram o projeto científico e puderam conhecer o laboratório de ciências e as ferramentas utilizadas nele, além do como manusear equipamentos (lupa e microscópio). 

O objetivo principal foi permitir que os estudantes concluíssem se o que encontraram no parque era uma flor ou um vírus. Eles começaram a estudar as principais características do organismo e como ele age no corpo humano. No final, as crianças concluíram que o que encontraram no parque era uma semente que parecia com o coronavírus. Também, descobriram que existem elementos e organismos na natureza tem forma e estrutura semelhantes, porém possuem funções diferentes.

O projeto “A batalha da flor e da menina“ da turma do Estágio IV MC, virou um livro, encenação apresentada pelas próprias crianças e uma documentação pedagógica que está exposta na entrada da escola.

 

Matrículas

Saiba como matricular o seu filho na Lápis de Cor.

Ver informações de matrícula.
Agende sua visita

Quer conhecer a nossa escola? Escolha um horário e venha nos visitar.

Clique aqui e agende!

Diferenciais

Com uma proposta pedagógica focada no desenvolvimento integral da criança e com foco no afeto e no respeito à vida e à cidadania, a Escola Lápis de Cor vem
transformando a Educação Infantil no estado. Conheça os principais diferenciais da ELC: