Apresentação

Proposta Pedagógica

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“A criança é feita de cem. A criança tem cem mãos, cem pensamentos, cem modos de pensar, de jogar e de falar. Cem, sempre cem, modos de escutar as maravilhas de amar. Cem alegrias para cantar e compreender. Cem mundos para descobrir. Cem mundos para inventar. Cem mundos para sonhar. A criança tem cem linguagens (e depois cem cem cem), mas roubaram-lhe noventa e nove”.

(Trecho de As Cem Linguagens da Criança, de Loris Malaguzzi).

 

Cada criança tem sua essência e “cem” maneiras de pensar, interagir, aprender e se desenvolver. A Escola Lápis de Cor estimula o desenvolvimento integral das crianças partindo de estratégias didático-pedagógicas, como a pedagogia da pergunta, formular e testar hipóteses, e sobretudo elaborar estratégias de soluções para dilemas de seu cotidiano. Nossas estratégias auxiliam os alunos a enfrentarem diferentes situações na sociedade.

 

Isso é a Lápis de Cor: educação de excelência.

 

Nossa escola tem, cada vez mais, a certeza de que trabalhar com educação é contribuir para a formação humana integral da comunidade escolar, portanto, é responsabilidade de todos pensar nessa  direção. Para esse feito, a parceria escola e família é imprescindível para um bom trabalho didático-pedagógico.

 

Incluimos em nosso currículo uma proposta que atende aos desafios da contemporaneidade, tendo o olhar para a educação, compreendendo o processo de ensino-aprendizagem de maneira sistêmica e dialética. Os atores principais dessa proposta - professor e estudante - são os sujeitos produtores de conhecimento, capazes de desenvolver um olhar para a realidade, percebendo-a como objeto de estudo que pode ser investigado, sendo de suas responsabilidades. 

 

Nossa proposta pedagógica escolar tem como objetivo principal contribuir para a formação humana integral e o desenvolvimento do pensamento científico. São princípios norteadores das práticas pedagógicas a Resolução de Problemas e a Metacognição, que dão vida ao conhecer, ao saber fazer e ao conviver; a afetividade; competências para aprender a aprender, e, ser consciente de que o exercício da investigação propicia o exercício da cidadania, criatividade, solidariedade, criticidade e inovação, decorrente dos conhecimentos internalizados durante a resolução do problema.

 

Espaços de Aprendizagem: onde tudo acontece

 

Os espaços de aprendizagem foram pensados como ateliês, sendo assim compreendidos como ambientes de produção de conhecimento que contribuem significativamente para aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes. Esses espaços são inseridos na rotina diária das turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, como estratégia e recurso didático-pedagógico  que auxiliam às atividades e permitem uma rotina escolar diversificada.

 

Salas de Aula

 

Uma sala de aula bem estruturada faz a diferença no processo de ensino-aprendizagem. Um dos nossos diferenciais é possuir salas de aula com mobília adequada à faixa etária da criança, garantindo que ela esteja na postura correta, com conforto físico. No Ensino Fundamental, as salas contam com outro diferencial: uma funcionalidade em 360º, com painel multifuncional, lousa, recursos didático-pedagógicos, tecnologia e diversos materiais. Ambiente em que o aluno e o professor aprendem cotidianamente.

 

      

      

 

 

Ateliê Ciências

 

Espaço organizado para atender aos estudantes da Educação Infantil ao 4º Ano do Ensino Fundamental, suprido de materiais que atendem ao currículo desses níveis de ensino. Os estudantes são orientados a realizarem pré-experimentos e experimentos. A criança problematiza, formula, testa hipóteses e elabora estratégias de solução para diferentes situações-problema do cotidiano.

 

 

Ateliê Gleide Gaspar

 

Espaço de produção com ambientação planejada para facilitar o diálogo e a comunicação interativa entre as crianças e as "cem linguagens" representadas por elas. Esse ambiente promove vivências e instiga a motivação, a criatividade, inovação, criticidade, autonomia e capacidade de resolver problemas, pois permite à criança, por meio de materiais concretos, assimilar novos conhecimentos, de modo que possa utilizá-los em sua vida cotidiana. 

 

Os recursos materiais são livrimente utilizados pelas crianças e permitem que os estudantes tenham inumeras possibilidades de criação e inovação. Essa proposta está baseada na perspectiva Reggio Emilia, elaborada na Itália (referência mundial de Educação Infantil), que nos inspira a continuar realizando a Pedagogia da Escuta e a colocar a criança como protagonista de suas ações. 

 

 

Ateliê de Luz

 

Ambiente pensado como recurso de investigação, permitindo a relação luz x sombra presente no dia a dia. As crianças são levadas a refletir sobre questões de opacidade e transparência, nuances de cores, contornos e formas diferentes que um mesmo material/objeto pode apresentar ao ser observado partindo de uma experiência visual.

 

Esse ateliê também auxilia no desenvolvimento da oralidade e da criatividade, ao estimular a criança a narrar o que está sendo observado. Dente os materiais utlizados nas experiências visuais, estão a mesa de luz, projetor, lanternas, globo de luz, tecidos, areia, tinta, água, entre outros. 

 

 

 

Ateliê Literário

 

Desenvolver o interesse pela leitura em plena era digital é um grande desafio. Aqui, estimulamos esse hábito desde o Berçário, de maneira objetiva: deixamos sempre os livros ao alcance e à disposição de nossos alunos. Sabemos que ler um livro pode transformar uma pessoa, torná-la mais crítica, reflexiva, imaginativa e criativa. É por isso que o Ateliê Literário é uma das nossas maiores referências. É onde os estudantes se tornam protagonistas de um universo que não conseguimos tocar com as mãos: a fantasia. É lá onde eles leem, ouvem, contam e recontam as histórias, desenvolvendo a criatividade e despertando um mundo melhor.

 

 

Ateliê Culinário

 

A educação nutricional está inserida na metodologia da nossa escola, compreendida e incorporada às atividades escolares como facilitadora da aprendizagem. A nutrição é apresentada de forma interdisciplinar, utilizando vários recursos como: palestras, aula de campo e cozinha experimental.

 No Ateliê Culinário as crianças se permitem a construir memórias em relação a sabores, cheiros, sons, texturas e cores, que passam a ser um ponto de apoio para vínculos, afetos, valores, crescimento e desenvolvimento pessoal.

 

 

Espaço de Convivência

 

Esse espaço permite às crianças formar e desenvolver habilidades psicomotoras mediante diferentes tipos de atividades. Consiste em uma área ampla e arejada, com campo de futebol, parque e uma área coberta que se destina a inúmeras ações, tendo o movimento livre e o holismo como princípios integradores entre mente e corpo, que nos tornam únicos na forma de SER e ESTAR. 

 

 

 

Bosque das Mangueiras

 

Consiste em um espaço fora da escola que propicia aos estudantes vivenciarem atividades investigativas e de lazer. Nesse ambiente eles desenvolvem diferentes projetos elaborados no seio escolar com foco na resolução de problemas.

 

 

 

Diferenciais

Com uma proposta pedagógica focada no desenvolvimento integral da criança e com foco no afeto e no respeito à vida e à cidadania, a Escola Lápis de Cor vem
transformando a Educação Infantil no estado. Conheça os principais diferenciais da ELC: