Notícia
Cruzando fronteiras: por que o ensino trilíngue veio pra ficar
O dinamismo do mercado de trabalho e das relações sociais tem mudado as metodologias utilizadas...
Os projetos pedagógicos da Escola Lápis de Cor oportunizam às crianças uma diversidade de vivências que lhes possibilitem o conhecimento de si e do mundo, por meio da ampliação das experiências.
Implantado em 2014, o programa da Escola da Inteligência foca no desenvolvimento da competência socioemocional dos estudantes. O programa foi desenvolvido pelo Dr. Augusto Cury e sua metodologia promove, por meio da educação das emoções e da inteligência, a melhoria dos índices de aprendizagem, redução da indisciplina, aprimoramento das relações interpessoais e o aumento da participação da família na formação integral dos estudantes.
O projeto acontece sob três vertentes:
* Formação dos profissionais/educadores da escola periodicamente.
* Aulas semanais (1h/aula por semana dentro da grade curricular para os estudantes dos Estágios IV ao 4º Ano).
* Encontro com as famílias (quatro reuniões ao longo do ano).
Com o objetivo de estimular o pensamento empreendedor, crítico e criativo dos estudantes, a escola desenvolveu o projeto Empreendedorismo para as turmas do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais (Escola MOV).
O projeto é desenvolvido a partir de temas articulados às estratégias didático-pedagógicas adotadas na escola de acordo com os objetivos de conhecimento dos componentes curriculares. Como culminância das atividades realizadas, no final do ano letivo os estudantes participam da Feira do Empreendedor.
Nesse foco de estudo, a escola incentiva os hábitos saudáveis através de uma boa alimentação. Os conceitos trabalhados em sala de aula, associados às vivências práticas, se complementam com culinárias, degustações e manuseios de alimentos, pois entendemos que a aprendizagem significativa também acontece por meio da estimulação dos cinco sentidos das crianças.
O estudo é sistematizado através da Feira de Nutrição, ao final do primeiro trimestre do ano, contudo, o trabalho permanece durante todo o ano letivo.
Esse projeto tem como objetivo educar, prevenir, motivar, estimular e informar sobre saúde bucal infanto-juvenil. Desenvolvemos atividades educativas com as crianças através de histórias, desenhos, pinturas, teatro, fantoches e brincadeiras.
Uma vez por mês a odontopediatra visita as turmas da Educação Infantil para realizar a higienização bucal supervisionada e orientada. As professoras e auxiliares são treinadas para dar continuidade a essa atividade no dia a dia das crianças durante todo o ano letivo.
O projeto oferece aos estudantes:
* Aplicação de flúor semestral (crianças do Estágio I ao V).
* Atendimento das urgências odontológicas nos casos de acidentes que por acaso aconteçam no período em que a criança estiver na escola.
Essa proposta possibilita ao estudante o exercício da cidadania, mediante diferentes situações de aprendizagem apresentadas e/ou vivenciadas por ele. Dentre as atividades, os estudantes são oportunizados a realizarem ações solidárias que são associadas aos mais variados temas da atualidade.
Doar sem esperar nada em troca é o lema principal do projeto.
É um projeto que surgiu da necessidade dos estudantes refletirem sobre seu papel como cidadãos, que respeitam a diversidade, a cultura, os princípios da igualdade e da equidade, bem como os valores e a importância do SER brasileiro.
Cada segmento da escola estuda temáticas relevantes, voltadas para dilemas da contemporaneidade. Uma das atividades desenvolvidas em sala de aula consiste na elaboração de materiais didático-pedagógicos com foco nesses objetos de conhecimento que se expressam, por exemplo, em cartazes que são expostos em murais na escola e no desfile cívico na rua, ao som de uma banda marcial, convidada pela escola, composta por estudantes de uma escola pública.
Vivenciar experiências fora da escola é favorecer oportunidades aos estudantes de ter um olhar global em relação a diferentes realidades. As viagens sugeridas nesse projeto, de cunho didático-pedagógico, consideram atividades que propiciem aos estudantes a visão crítica do objeto estudado. Além disso, o grupo passa a ter experiências diversificadas, dentre elas aprender a conviver coletivamente em outro espaço, com situações diferenciadas do contexto escolar.
As viagens de estudo têm como propósito a observação in loco dos ambientes e situações estudadas, com conteúdos abordados de forma sistêmica e interdisciplinar.
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A Escola Lápis de Cor implementou um ensino pautado na resolução de problemas e na metacognição como vias para promover a aprendizagem, a criticidade, a autonomia, a solidariedade, a reflexão e a criatividade do estudante, pois essas estratégias ou abordagens o coloca como protagonista do seu processo de aprendizagem.
Fazer perguntas, propor situações-problemas, elaborar hipóteses e estratégias para resolver diferentes contextos permite ao estudante um olhar investigativo em seu entorno, fazendo-o se sentir coparticipante dos problemas da sociedade.
Esse projeto é desenvolvido com estudantes do Estágio I da Educação Infantil ao Ensino Fundamental (anos Iniciais e Finais), respeitando-se o nível de desenvolvimento cognitivo e afetivo deles.
Esse projeto objetiva desenvolver o pensamento científico dos estudantes do Ensino Fundamental para que eles sejam mais críticos, criativos, autônomos e solidários, mediante a identificação de situações sociocientíficas de diferentes esferas. Assim, os estudantes são levados a elaborar hipóteses, testá-las e, principalmente, preparar estratégias de soluções de maneira empreendedora, sustentável e solidária.
As atividades acontecem por meio de projetos científicos de interesse dos estudantes, cuja elaboração se dará mediante o problema sociocientífico ou outros que tenham interesse em resolver.
Os projetos dos estudantes são desenvolvidos em diferentes espaços, denominados de ateliês (por área de conhecimento) e a garagem (espaço para os estudantes colocarem a mão na massa com diferentes ferramentas de marcenaria, carpintaria e tecnologia digital: mesa digitalizadora, computador e impressora 3D).
Esse projeto destina-se a crianças do 1º Ano do Ensino Fundamental. A escola incluiu em sua estrutura curricular a Natação como mais uma atividade no cotidiano das crianças desse nível de ensino, tendo em vista que esse esporte propicia a formação e o desenvolvimento de habilidades cognitivas (observar, identificar, interpretar, inferir, etc.) e cognitivo-linguísticas (escrever, descrever, explicar, comparar, etc.).
Indicada para pessoas de diferentes idades, a Natação é uma das atividades mais completas, pois trabalha e exercita músculos, coordenação motora, os sistemas circulatório e respiratório. Além disso, contribui para o desenvolvimento da independência, da autoconfiança, da autoestima e aumenta a capacidade da criança socializar-se.
Esse projeto tem o objetivo de valorizar arte e cultura, trazendo a linguagem literária para ser vivenciada na escola. Para esse feito, subprojetos são desenvolvidos, como por exemplo, FLIARTELC; Viajando pela Leitura; Reading Fair; Leitor do Mês; Ciranda de Livros.
Com uma proposta pedagógica focada no desenvolvimento integral da criança e com foco no afeto e no respeito à vida e à cidadania, a Escola Lápis de Cor vem
transformando a Educação Infantil no estado. Conheça os principais diferenciais da ELC: