notícias

Veja o que há de novo

Notícias Recentes

Ensino

Revista Sal e Brasa: reportagem especial sobre a Lápis de Cor

Publicado em 02 de junho

Reportagem publicada na Revista Sal e Brasa (Ano 6 | Nº 8| 2017)

Do ensino infantil ao fundamental, a proposta pedagógica é voltada para desenvolvimento integral do aluno e trabalha o afeto, o respeito à vida e à cidadania.

Apesar da forte essência de princípios filosóficos, a Escola Lápis de Cor, referência em educação desde 1990, está em constante inovação pedagógica. Para isso, mantém seus valores como a compreensão da criança como um ser único, suas necessidades individuais, respeito às semelhanças/diferenças e estímulos em grupo para se desenvolver integralmente.

De acordo com a coordenadora pedagógica, Luciana Fortunato, a escola nasceu do sonho de uma mãe (Lorene Gaspar) em criar uma escola diferente dos padrões até então tradicionais, na qual pudesse ver um brilho nos olhos das crianças. “Escolas em Portugal e na Itália serviram de inspiração para ela. Aqui os alunos vivenciam inúmeras situações no dia a dia escolar, com estímulos no desenvolvimento da língua e da linguagem, na área tecnológica, nos esportes, nas artes (cênica e musical), culinária (que ativa os cinco sentidos), e sobretudo o lúdico, que está presente em todas atividades, permeando temas integradores e facilitadores de compreensão e conhecimento de mundo”, ressalta.

Seguindo conceitos de teóricos renomados na pedagogia, a Lápis de Cor trabalha com a premissa de que a criança, para aprender, precisa ter várias experiências, vivenciando-as e materializando-as com objetos concretos. “Não adianta falar para uma criança os tipos de solos, trazer conceitos, imagens, sem fazer com que ela tenha a experiência de ver quais os solos existentes e onde ficam. Com a aula prática, ela se apropria historicamente daquela região e o objeto estudado ganha novo significado, que classificamos como aprendizagem significativa”, disse a coordenadora. Luciana acrescenta que esse tipo de abordagem permeia as 100 linguagens da criança, ou seja, as inúmeras formas de expressões de um ser humano, principalmente da criança que está na fase de experienciar tudo ao mesmo tempo, em um mix. 

Trabalhando com uma educação que tem como base o fortalecimento emocional dos alunos, a Lápis de Cor é capaz de tornar o ambiente educativo, prazeroso, harmônico, com laços afetivos fortalecidos entre todos que fazem parte desta instituição. “Em nossa proposta pedagógica o estudante é o foco, fazendo com que seja sujeito pensante e ativo no processo de ensino e aprendizagem. Aprender com o outro, prezar pelos valores instituídos pela família e disponibilizar oportunidades e vivências para aprender outra língua – o inglês – são uns dos nossos objetivos”, relata Luciana Fortunato.

Partindo da premissa de que toda criança nasce com suas “cem linguagens”, a Escola Lápis de Cor instiga seus alunos a se expressarem por meio de diferentes linguagens. “Uma vez que o desenvolvimento cognitivo da criança parte da escuta e do reconhecimento de suas múltiplas potencialidades, os profissionais da escola são capacitados para observar e atender a todos de acordo com a individualidade de cada um”, resume a coordenadora.

Além disso, as crianças têm a oportunidade de serem estimuladas através de ferramentas que compõem o programa da Escola da Inteligência, que é baseada na teoria multifocal de Dr. Augusto Cury. “Temos o compromisso de trabalhar em conjunto com as crianças e seus familiares para juntos buscar alternativas eficazes para que os estudantes cresçam saudáveis emocionalmente e tenham qualidade de vida social, em prol do respeito e da ética cidadã”, destaca Luciana Fortunato.

Outro destaque da escola é com relação à inserção no mundo digital. “No mundo atual, as crianças são nativas digitais e não devem ser dissociadas dessa realidade na escola. A prática pedagógica, auxiliada por recursos digitais, dá possibilidades à criança de imergir no mundo virtual com o propósito de pesquisar e visualizar situações que permitem ter uma visão mais ampla de conceitos e de mundo”, esclarece a coordenadora.

O inglês também merece destaque na escola. “Com objetivo de habilitar nosso aluno a participar efetivamente da nova realidade pluricultural do mundo, trabalhamos diariamente com uma exposição criteriosa do idioma que tem como fundamentos a interdisciplinaridade, eficácia, leitura, meios de comunicação e gramática na hora certa”, finaliza Luciana Fortunato.

Matrículas

Saiba como matricular o seu filho na Lápis de Cor.

Ver informações de matrícula.
Agende sua visita

Quer conhecer a nossa escola? Escolha um horário e venha nos visitar.

Clique aqui e agende!

Diferenciais

Com uma proposta pedagógica focada no desenvolvimento integral da criança e com foco no afeto e no respeito à vida e à cidadania, a Escola Lápis de Cor vem
transformando a Educação Infantil no estado. Conheça os principais diferenciais da ELC: