Educação Infantil - Estágio IV

(4 anos a 4 anos e 11 meses)

Últimas notícias

Habilidades nas Artes Visuais:

  • Desenvolver a estrutura da figura humana através do desenho;
  • Expressar seus sentimentos através do jogo simbólico;
  • Explorar os diversos materiais com criatividade na produção dos trabalhos artísticos;
  • Participar de apresentações (peças, músicas, etc.).
  •  

    Habilidades Psicomotoras:

  • Explorar as possibilidades de equilíbrio do corpo;
  • Realizar atividades que envolvem os pequenos músculos com habilidade (movimento de pinça), utilizando pequenos espaços e mais detalhes, ampliando a habilidade no traçado com a coordenação motora fina;
  • Desenvolver habilidades básicas como: correr, saltar, pular subir e descer, através de brincadeiras;
  • Participar de atividades lúdicas que despertem a atenção, a cooperação e o respeito às diferenças individuais.
  •  

    Habilidades constitutivas do pensamento lógico-matemático:

  • Ordenar objetos por classes através de atributos (tamanho, cores, formas, altura, peso, textura, consistência, temperatura, sabor, espessura);
  • Distinguir e combinar as partes de um todo (ex: quebra-cabeça, partes do corpo);
  • Estruturar o conceito de quantidades, contando objetos em diferentes atividades;
  • Participar de diferentes jogos matemáticos, compreendendo e criando novas regras em grupo;
  • Adquirir e utilizar medidas de tempo como: ontem, hoje, amanhã, noite, manhã e tarde;
  • Diferenciar gradativamente números, letras e desenhos;
  • Descrever pequenos percursos e trajetos, observando pontos de referência.
  •  

    Habilidades linguísticas e comunicativas:

  • Descrever objetos, acontecimentos e relações;
  • Perceber o nome escrito nos diversos contextos;
  • Identificar nas palavras: sons e letras (prefixos), número de letras e sílabas nas palavras trabalhadas;
  • Ouvir, contar, criar, ler e registrar histórias para si e para o grupo;
  • Perceber a sequência narrativa das histórias (início, meio e fim).
  •  

    Habilidades socioafetivas:

  • Expressar seus sentimentos, pensamentos e ideias nas situações de conflitos;
  • Participar da construção das regras do grupo;
  • Organizar-se no ambiente escolar e durante as atividades;
  • Organizar e cuidar dos seus materiais de uso pessoal e coletivo;
  • Permanecer no ambiente escolar por mais tempo, demonstrando segurança e independência.
  •  

    Habilidades construtivas das ciências sociais e naturais:

  • Adquirir conhecimentos históricos acerca dos temas pesquisados;
  • Estruturar o conhecimento do corpo, mostrando as partes externas e algumas internas, relacionando-as com suas funções;
  • Perceber semelhanças entre os elementos da natureza (mineral, vegetal e animal);
  • Adquirir conhecimento sobre os animais, considerando as características físicas, habitat, alimentação, reprodução, utilidades e perigo para a vida humana;
  • Identificar os vegetais, compreendendo o processo de germinação e as necessidades para o desenvolvimento das plantas;
  • Adquirir noções sobre o mundo social, reconhecendo o trabalho como uma atividade essencial para o homem;
  • Diferenciar as profissões identificando os instrumentos e locais de trabalho de cada uma;
  • Identificar os diferentes meios de transporte compreendendo suas especificidades;
  • Adquirir conhecimentos sobre as crenças populares (brincadeiras, brinquedos, culinária, poesias, lendas e músicas);
  • Conhecer o local e o tipo de moradia (endereço);
  • Vivenciar com os colegas datas significativas.
  •  

    Diferenciais

    Com uma proposta pedagógica focada no desenvolvimento integral da criança e com foco no afeto e no respeito à vida e à cidadania, a Escola Lápis de Cor vem
    transformando a Educação Infantil no estado. Conheça os principais diferenciais da ELC: