Escola Bilingue

Últimas notícias

 

 

O Brasil está assistindo a uma transformação no setor educacional. Os pais veem a necessidade de dar aos seus filhos uma educação que os habilitem a participar efetivamente da nova realidade pluricultural. Uma das ferramentas para isso é a fluência na língua inglesa.

 

 

Para atingir esse objetivo, a Escola Lápis de Cor trabalha várias horas de exposição criteriosa ao idioma inglês, diariamente, por meio de uma metodologia eficaz com foco em cinco fundamentos essenciais para o aprendizado da criança: 

 

Interdisciplinaridade: 

Utilizamos a interdisciplinaridade como base para o nosso ensino bilíngue. São tópicos diversos que abordam assuntos dentro da matemática, ciências, história, geografia, artes, culinária e educação física.

 

Eficácia: 

A questão crucial que torna o método realmente eficaz é a maneira como o conteúdo das matérias escolares é integrado à língua estrangeira, de modo a permitir que o aluno construa naturalmente a sua própria linguagem até atingir a fluência.

 

Meio de comunicação: 

A língua inglesa é utilizada como meio de comunicação e de instrução, e não como objeto de estudo, desde os primeiros contatos do aluno com o idioma. Em sala de aula, professores e alunos só se comunicam em inglês, independente de qual seja o assunto.

 

Gramática entra na hora certa:

Ao atingir uma idade em que um pensamento mais abstrato é observado, a criança tem acesso a um conteúdo que inclui gramática e aspectos mais formais da língua, sempre derivados do contexto que esteja sendo trabalhado.

 

Leitura:

Outra ferramenta poderosa inserida no programa da Escola Lápis de Cor é a leitura. Assim como todos os outros procedimentos adotados, a leitura é trabalhada de maneira planejada e empregando técnicas que contribuirão para o desenvolvimento da língua estrangeira em seus diversos aspectos: vocabulário, gramática, compreensão e produção oral e escrita.

 

 

 

 

Diferenciais da Lápis de Cor Bilíngue:

 

  • • Aumento da autoconfiança e da segurança para se comunicar no idioma em qualquer situação, dentro ou fora do Brasil.
  • • Desenvolvimento de habilidades nas áreas cognitivas.
  • • Grau de aprendizado maior em relação às crianças monolíngues.
  • • Vivência do idioma em um contexto rico em atividades variadas, desenhadas para potencializar habilidades diversas, contemplar inteligências múltiplas e desenvolver o pensamento crítico.
  • • Desenvolvimento de uma postura de respeito à diversidade cultural e de valorização da sua própria cultura, preparando a criança para agir e interagir com sucesso em um mundo globalizado e interligado.
  • • O segundo idioma quando adquirido na infância permite que a criança tenha a pronúncia de um nativo, pois o aprendizado ocorre de forma subconsciente.
  • • Maior tempo de permanência na escola, seguindo uma tendência mundial de educação.
  • • Salas de aula com dois professores bilíngues, formados em Letras e/ou pedagogia.
  • • Exposição diária no segundo idioma.
  • • Apoio pedagógico para alunos que não adquiriram habilidade e competências propostas.

 

Systemic/Sysmado

 

O Systemic é a metodologia utilizada nas aulas de inglês da Lápis de Cor. Através da aquisição do material do Systemic para uso em sala de aula, os alunos recebem uma licença para utilizar o caderno eletrônico do método: o Sysmado - uma plataforma em que os alunos  fazem exercício pela internet e podem utilizar um jogo eletrônico que possibilita o acúmulo de pontos para concorrer a prêmios. 

 

 

 

  • Perguntas e respostas

    • Qual é a idade ideal para aprender um segundo idioma?
      Quanto mais cedo, melhor. O contato com o segundo idioma deve acontecer o quanto antes para que seja internalizado com naturalidade, pois a rede de neurônios da criança ainda não está totalmente formada. Crianças cujos pais dominam idiomas diferentes e interagem com elas desde cedo, criam um ambiente favorável à aquisição de uma nova língua, como de fato deve ser, sem cobranças, com naturalidade.


      Vai interferir no processo de alfabetização do meu filho?
      Não. Na verdade, a criança não será alfabetizada no segundo idioma e seus contatos com a escrita e leitura só acontecerão quando estes já estiverem consolidados na língua materna. No entanto, vale ressaltar que existe uma diferença entre alfabetização e letramento, e as prováveis interferências que o segundo idioma venha causar. A criança ainda não está apta a diferenciar as letras, palavras e seus sons, mas está acostumada a ouvir uma série de construções e, por isso, é capaz de associar a algo escrito. Portanto, o processo de alfabetizar – ler, escrever e discernir os sons das palavras – só acontecerá quando o letramento já tiver sido concluído na primeira língua.


      Com o Programa Bilíngue, a Lápis de Cor funcionará como uma Escola Americana?
      Não. Apesar de ensinarmos através das disciplinas escolares, não temos um currículo voltado a práticas internacionais. Com a metodologia que adotamos, as aulas se assemelham a de uma Escola Americana, onde as crianças aprendem Matemática, Ciências, Arte, História, Geografia e outras disciplinas em Inglês. A língua principal da escola é o português, o currículo obedece aos parâmetros nacionais, os professores são brasileiros e o ano letivo começa em fevereiro e termina em dezembro, oferecendo 200 dias letivos, o que também nos diferencia de um curso de inglês.


      Qual a língua que os pais devem falar em casa?
      Mais uma vez devemos reforçar a naturalidade com a qual a aquisição do segundo idioma deve acontecer. Portanto, se os pais utilizam o português para falar com a criança, o ideal é não mudar esse hábito somente porque a criança está aprendendo outra língua. Como já foi dito, a criança não diferencia duas línguas, ela diferencia os contextos. Então, se os pais insistem em conversar com ela em inglês, é natural que ela responda em português, uma vez que o referencial que ela tem em casa é o da língua materna. Muitas vezes, na tentativa de interagir com a criança ou “checar” o que ela está aprendendo, os pais criam uma situação desagradável para o filho e não conseguem obter um bom retorno. Haja com naturalidade e espere o tempo em que seu filho mostre espontaneamente o que aprendeu.


      Como posso estimular meu filho a aprender ainda mais o segundo idioma?
      Existem várias maneiras de estimulá-lo a desenvolver ainda mais o segundo idioma, tais como: assistir filmes, desenhos animados, fazer contação de histórias, músicas infantis, programas de TV, jogos, acessar sites infantis em inglês.


      A quantidade de alunos por sala é fator determinante para a aprendizagem das crianças?
      Não. O que é determinante para a aprendizagem da criança é que as aulas sejam ministradas com eficiência, através de uma metodologia adequada, aplicada por profissionais qualificados que estimulem e desafiem o conhecimento. No Programa Bilíngue da Lápis de Cor, as aulas são ministradas por duas professoras bilíngues, possibilitando uma aula eficiente e interativa com todos os alunos.


      Qual a diferença de estudar num curso de inglês ou na Lápis de Cor?
      O tempo de exposição no segundo idioma é fundamental para a eficaz aquisição da língua. No Programa Bilíngue da Lápis de Cor os alunos não aprendem inglês, eles aprendem em inglês através das disciplinas escolares com aulas ministradas por duas professoras bilíngues diariamente.

Diferenciais

Com uma proposta pedagógica focada no desenvolvimento integral da criança e com foco no afeto e no respeito à vida e à cidadania, a Escola Lápis de Cor vem
transformando a Educação Infantil no estado. Conheça os principais diferenciais da ELC: