Educação Infantil - Estágio III

(3 anos a 3 anos e 11 meses)

Últimas notícias

Habilidades nas Artes Visuais:

  • Utilizar modelagens para estimular a criatividade;
  • Realizar trabalhos com dramatizações para explorar as expressões corporais e faciais;
  • Proporcionar momentos de desenhos livres, estimulando a criatividade;
  • Observar e analisar de acordo com seu nível de compreensão, imagens, figuras e obras de artes;
  • Realizar releituras através de pinturas esculturas com argilas ou massinha.
  •  

    Habilidades Psicomotoras:

  • Trabalhar ritmos e sons diferentes ampliando habilidades motoras;
  • Manipular objetos que possibilitem o desenvolvimento dos pequenos músculos: rasgar, cortar, pinçar, amassar;
  • Realizar atividades lúdicas que despertem a atenção, a cooperação e o respeito às diferenças individuais;
  • Estimular a coordenação motora através de desafios como correr com obstáculos, pular, saltar, etc.
  •  

    Habilidades constitutivas do pensamento lógico-matemático:

  • Juntar, separar, abrir, fechar, encaixar e empilhar objetos;
  • Brincadeiras como jogos de esconde ou pega- pega e que possibilitem diferentes formas de contagem;
  • Trabalhar transformações dos objetos físicos (exemplo: terra + água = barro);
  • Ordenar elementos seguindo critérios estabelecidos;
  • Relacionar números às quantidades.
  •  

    Habilidades linguísticas e comunicativas:

  • Memorizar músicas, versos, jogos de imitação, etc;
  • Socializar e descontrair – fase de adaptação;
  • Fazer e pegar fichas com nomes de objetos existentes na sala;
  • Propiciar a ação verbal, o aumento do vocabulário, a organização do pensamento e da comunicação;
  • Vivenciar situações sistemáticas de leitura e escrita;
  • Desenvolvimento da criatividade e da expressão artística (pintura, modelagem, recorte, desenho);
  • Ouvir, contar e ler histórias;
  • Diferenciar desenhos da escrita;
  • Ampliar o vocabulário.
  •  

    Habilidades socioafetivas:

  • Estabelecer vínculos afetivos com as professoras e amigos da sala;
  • Respeitar e reconhecer as normas e regras de convivência estabelecida na sala e em todo âmbito escolar;
  • Envolver-se e participar com prazer das atividades propostas e desenvolvidas em sala de aula;
  • Realizar jogos e atividades que estimulem atitudes de autonomia.
  •  

    Habilidades construtivas das ciências sociais e naturais:

  • Vivências que possibilitem a percepção do corpo e das relações que estabelece (frio, quente, gelado, salgado, doce, etc);
  • Nomear as partes do corpo, fazendo relações contextualizadas e significativas;
  • Formular questões provocadoras que manifestem hipóteses e encadeiem novas questões;
  • Descobrir informações em fontes variadas (livros, revistas, jornais filmes...).
  •  

    Diferenciais

    Com uma proposta pedagógica focada no desenvolvimento integral da criança e com foco no afeto e no respeito à vida e à cidadania, a Escola Lápis de Cor vem
    transformando a Educação Infantil no estado. Conheça os principais diferenciais da ELC: